Histórico da Escola
A história da Escola Básica Municipal Batista Pereira iniciou-se no dia 07 de abril de 1957 como grupo escolar, funcionando com apenas duas salas de aula para 60 alunos, a sala da direção, um depósito, dois banheiros, uma área coberta bem pequena, um posto de saúde pequeno que não funcionava e uma cozinha que foi ampliada no ano de 1967. Teve como a sua primeira diretora Gertrudes Francisca Antunes.
No dia de sua inauguração, estavam presentes pessoas importantes da comunidade, autoridades, dentre elas o Prefeito da capital Dr. Osmar Cunha e o Ministro da Justiça, na época, Dr. Nereu Ramos que aqui plantou uma árvore. A viúva do patrono foi quem descerrou a sua fotografia dando como inaugurado o Grupo Escolar do Alto Ribeirão.
Durante toda a sua história, foi completamente reformada. No ano de 1972, foi ampliada em mais uma sala de aula, banheiros, pátio coberto e posto de saúde que, na época, funcionava. Em 1974, mais uma sala foi construída, ficando o Grupo Escolar, com quatro salas de aula. Desde aí, nossa escola foi crescendo e desenvolvendo, ainda mais, um ensino de qualidade.
Em 1975, pelo decreto n. 018/78 do parecer 341/75 foi transformada em Escola Básica Municipal Batista Pereira em homenagem ao vereador João Batista da Costa Pereira, atendendo alunos de 1a a 5a série.
Em 1976, criou-se a primeira turma de 7a série para atender a comunidade do Alto Ribeirão. Em 1977, além de abrir uma turma de 8a série para atender a demanda da comunidade, foi construída a quadra polivalente para o uso das aulas de Educação Física. Este ano ficou marcado pela conclusão do Ensino Fundamental de 1a a 8a série.
Em 1987, a escola foi reformada e ampliada em mais quatro salas de aula, dois banheiros, cozinha e uma caixa d'água com capacidade para 16.000 litros. Em 1988, nossa biblioteca foi construída e organizada para atendimento aos alunos e à comunidade do Alto Ribeirão. Em 1990, sofreu mais uma reforma incluindo a pintura do prédio, reparos nos pisos das salas de aula e instalação elétrica.
No início do ano de 1994, passou por mais uma reforma e ampliação geral a qual modificou toda a estrutura antiga, passando o prédio a ter dois pavimentos e sendo concluída no início de 1995, podendo a escola contar com: uma biblioteca ampla; uma sala de professores com dois banheiros; uma sala de audiovisual; laboratório de ciências; uma sala para os especialistas; uma sala onde funciona a secretaria; uma sala que funciona a sala da Direção; uma sala para auxiliares de ensino que também funcionava o xerox; uma cozinha ampla; um bar; dois depósitos (para material de limpeza e didático); seis banheiros; uma quadra de esporte; dois bebedouros; um escovódromo; dezessete salas de aula; um laboratório de informática com 12 computadores; um estacionamento fechado para as bicicletas.
Em 2001, deu-se início a construção do ginásio esportivo, concluído em 2002 com o intuito de atender as necessidades da escola e da comunidade. Também em 2002, foi fechado o estacionamento de bicicletas coberto (onde hoje é uma sala de aula), este transferido para parte lateral do ginásio para maior organização e segurança dos educandos.
Em 2003, a sala dos professores recebeu três computadores e uma impressora e a sala de multimeios um computador para trabalhar com educandos cegos e/ou baixa visão, surdos e/ou perda auditiva. Além de utilizar os computadores como instrumento pedagógico, a sala multimeios iniciou um trabalho focado na comunicação dos alunos surdos e com perda auditiva através da Linguagem Brasileira de Sinais. Mais uma reforma geral em todas as instalações, inclusive no ginásio esportivo, iniciou- se no ano de 2003, sendo concluída apenas no ano de 2005. Esta reforma ocorreu na sala dos professores (transformando os dois banheiros em apenas um mais amplo), cantina, cozinha, despensa, circulação e escada, depósito, salas de aula, sala da Equipe Pedagógica, sala de multimeios e nos sanitários da parte inferior do pavimento. No pavimento superior, estruturamos a sala informatizada, laboratório de ciências, biblioteca, sala de vídeo, sala de artes, também reformadas. O escovódromo saiu dando um espaço maior para a circulação dos educandos.
Em 2004 a sala dos professores perdeu seu espaço informatizado devido ao mau uso dos computadores.
O ano de 2005 foi marcado por ser o último ano que a nossa Unidade Escolar atendeu educandos da Pré escola. Este está sendo atendido pela creche que fica localizada aos fundos na escola. Em 2006, a sala informatizada, a biblioteca, a sala da Direção, a sala da Equipe Pedagógica e a secretaria contam com o acesso à internet, servindo assim como instrumento pedagógico para a produção/apropriação do conhecimento de nossos educandos. E, pela necessidade demonstrada pelos educadores e o trabalho de conscientização para a conservação do material, colocamos na sala dos mesmos dois computadores também com acesso à internet. Neste mesmo ano, a escola atendeu um total de 783 alunos de 1a a 8a série do Ensino Fundamental com idade a partir de seis anos conforme a Lei n. 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, no art. 87º, que estabelece,
“I – matricular todos os educandos a partir de seis anos de idade no ensino fundamental”.Em 2007, de acordo com a resolução n. 01/2006, art. 3º:“O Ensino Fundamental terá duração de nove anos, com cinco anos iniciais e quatro anos finais, devendo ser implantado, gradativamente, na Rede Municipal de Ensino, a partir de 2007.”
Conforme a resolução acima citada, na Rede Municipal de Educação, iniciou-se nas escolas o 1º ano, sendo o início da IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DE NOVE ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Em 2008, contamos com quatro turmas de 1º ano, quatro turmas de 2º ano, seis turmas de 3ª série, quatro turmas de 4ª série. De 5ª a 7ª série nossa escola está com quatro turmas de cada e três turmas de 8ª série. Atendendo um total de 900 educandos. Em 2009, devido ao grande número de alunos, suprimimos a sala de música e a sala de “vídeo”. Atendemos alunos de 1° ao 3° ano (Ensino Fundamental de Nove Anos) e de 4ª série a 8ª série (Ensino Fundamental de Oito Anos). E, consequentemente, com a elevação do número de alunos, elevou-se o número de educadores onde perdemos também o espaço dos computadores na sala dos mesmos para dar lugar a mais armários.
A partir desse mesmo ano, adotamos TRIMESTRES (três), de acordo com a solicitação dos educadores em reunião realizada no ano de 2008. A divisão em trimestres permite ao professor uma maior flexibilidade no trato dos conteúdos, maior liberdade para uso de estratégias didáticas e de avaliação, e o acompanhamento torna-se melhor, mais completo, mais justo.
Por solicitação das professoras envolvidas com as 4ªs séries, alteramos a metodologia utilizada. Passamos a trabalhar por disciplinas, ou seja, cada professora ficou responsável por lecionar uma disciplina específica, possibilitando uma dedicação na forma de trabalhar e planejar as aulas. Porém, a iniciativa não obteve resultados positivos e voltamos para o sistema anterior.
Iniciada a construção de duas salas anexas no final do ano de 2009 e concluída no início de 2010, a escola voltou a contar com os espaços pedagógicos perdidos pelo elevado número de alunos em 2009. Tendo uma sala para as aulas de música e a outra para o uso do material audiovisual. Com a ampliação do espaço, também conseguimos organizar uma sala maior para o Projeto de Alfabetização e Letramento atendendo crianças e adolescentes no contra-turno que não alcançaram as metas de aprendizagem definidas por ano/série.
A Unidade tinha aproximadamente 444 alunos de 1° ao 4° ano (Ensino Fundamental de Nove Anos) e 529 de 5ª a 8ª série (Ensino Fundamental de Oito Anos), num total de 943 alunos. Contávamos com quatro turmas de 1° ano, quatro turmas de 2° ano, quatro turmas de 3° ano, quatro turmas de 4° ano, cinco turmas de 5ª série, quatro turmas de 6ª série, quatro turmas de 7ª série e quatro turmas de 8ª série, totalizando 33 turmas.
No segundo semestre de 2010, iniciou-se a obra para reforma do Ginásio de Esporte. Tivemos também em outubro, o processo de eleição para o cargo de Diretor da Unidade Escolar, sendo eleita pela comunidade escolar Simone Garcia Vargas, professora efetiva dos Anos Iniciais em substituição ao Diretor Miguel João Laureano.
No ano letivo de 2011 iniciou uma nova gestão, com isso a escola foi reorganizada sob um novo olhar, sofrendo algumas modificações no espaço físico e no aspecto educacional. Para dar mais segurança aos educandos, a escola retomou o trabalho de conscientização do uso do uniforme escolar. A Equipe Multimeios passou a utilizar outra sala, mais ampla, qualificando o atendimento aos alunos com necessidades especiais. Devido ao grande número de alunos, as duas salas anexadas e a sala de Música, tornaram-se salas de aula para o ensino regular. A antiga sala da multimeios ficou para uso do Projeto de Alfabetização e Letramento.
Nesse ano a escola optou por realizar o Projeto de Educação em Tempo Integral, com uma turma de 6ª série e com alguns alunos dos 3°s, 4°s e 5°s anos. Os alunos atendidos da 6ª série no Projeto são do último ano do Ensino Fundamental de Oito Anos, que vêm sendo aprovados sem alcançarem as metas necessárias para a série. Já os dos Anos Iniciais são alunos que ainda encontram dificuldades no processo de alfabetização.
A escola possuía dois sistemas de Ensino, o Ensino Fundamental de Oito Anos (6ª, 7ª e 8ª séries) e o Ensino Fundamental de Nove Anos (1° ao 5° ano). Contando 34 turmas, sendo 21 de 1° ao 5° ano, divididas em: quatro turmas de 1° ano, quatro turmas de 2° ano, quatro turmas de 3° ano, quatro turmas de 4° ano e cinco turmas de 5° ano. De 6ª a 8ª série são 13 turmas que foram assim divididas: cinco turmas de 6ª série, sendo uma em período integral, quatro turmas de 7ª série e quatro turmas de 8ª série. Ao todo a Unidade conta com 936 alunos.
No ano de 2012, a E.B.M. Batista Pereira passou a atender não só educandos do Ensino Fundamental de 08 e 09 anos, como também foi implantada a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno. Teve-se por objetivo atender estudantes que por motivos diversos, não tiveram acesso ou continuidade ao processo de escolarização formal do Ensino Fundamental na idade regular.
No Pedagógico, houve algumas modificações por conta da Resolução CME nº 02/2011. Dentre elas, o retorno para BIMESTRES, o funcionamento e composição do Colegiado de Classe e a Promoção com restrição, onde os alunos que não atingirem 50% das metas de aprendizagem previstas para o ano que está cursando, passa para o ano seguinte com encaminhamento para projetos. A Média Bimestral passou a ser 5,0 para os alunos do Ensino Fundamental de 09 anos.
Com a finalidade de suprir a defasagem na aprendizagem, foram criados os Projetos de Articulação, onde além das aulas com os professores de área, os alunos puderam contar com a presença de uma Pedagoga em sala de aula.
São projetos desenvolvidos no contraturno e com apoio da comunidade escolar: Karatê, Futsal e Vôlei. Para potencializar a parceria entre escola e a comunidade, a Escola aderiu ao Programa Escola Aberta onde, aos sábados a tarde, são oferecidas diversas atividades educativas, culturas, esportivas... para toda população do bairro e do entorno.
Podem-se considerar conquistas de 2012, a efetivação do Grêmio Estudantil e a formação do Conselho Escolar, o que nos fortalece enquanto Escola.
Fonte: PPP da EBM Batista Pereira (editado).