Projetos


Projetos Permanentes

Horta Verde Escolar: Canteiros Verdes (desde 2005)
Parceria: Laboratório de Ciências
Objetivos: Intervir na cultura alimentar e nutricional das crianças. Ter a horta como
instrumento pedagógico. Utilizar o espaço como um laboratório rico de possibilidades de
ensino e aprendizagem ás crianças.

Clube da Leitura (desde 2010)
Parceria: SME
Coordenação: Biblioteca e Supervisão Escolar
Objetivos: O projeto “Clube da Leitura: a gente catarinense em foco” destina-se á criação de
clubes, ou melhor, pontos de trocas de experiências de leituras, em especial, as de autores (as)
catarinenses, nas escolas pertencentes à Secretaria Municipal de Ensino de Florianópolis. Além de ampliar o incentivo ao hábito da leitura entre todos (as) os (as) participantes do “clube”, é também uma oportunidade de formação para professores (as) dos anos iniciais, anos finais, bibliotecários (as) e auxiliares de biblioteca.

Dodô: Um Jornal para todos (desde 2004)
Público: 9os anos
Disciplina: Ciências
Coordenadora:
Parceria: Sala Informatizada
Objetivo: Continuação de um trabalho que vem desde o ano de 2004 com resultados positivos e estimulantes no fortalecimento da identidade escolar e na elevação de autoestima para os/as estudantes-jornalistas. Diferenciar e valorizar o último ano do Ensino Fundamental com a produção do jornal “O Dodô” pelos 9os anos. Elaborar uma forma alternativa de comunicação e de socialização de conhecimento com a total participação dos/das estudantes desde a escolha de reportagens, digitação, pré-montagem e destaques, editorial, até a distribuição para toda a comunidade escolar. Desenvolver o prazer pela pesquisa, produção em grupo e o senso de responsabilidade jornalística.

Espaço de Alfabetização e Letramento (desde 2006)
Público: Estudantes dos 3°s, 4°s e 5°s anos que não alcançaram as metas estabelecidas no ano
anterior.
Apoio: SME
Objetivo: Oferecer um atendimento diferenciado aos estudantes que apresentarem defasagem e/ou dificuldades na aprendizagem, que não foram superadas durante o período letivo, no contraturno. Atender as necessidades de leitura, produção textual dos alunos, levando-os a superarem suas dificuldades. Colaborar para que o/a estudante melhore o nível de aprendizagem em língua portuguesa e matemática. Proporcionar alternativas para o desenvolvimento de suas habilidades. Superação das deficiências de leituras, escrita e raciocínio lógico. Recuperação da autoestima das crianças, ensinando-as a resistir ás pressões que as envolvem.

PROERD – Programa Educacional de Resistência ás Drogas e á Violência (desde 2000)
Público: 5°s anos
Parceria: Polícia Militar de Santa Catarina
Objetivo: Prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar, o qual será desenvolvido por meio de: Fornecimento de informações aos estudantes sobre álcool, tabaco e drogas afins; Ensinar os estudantes, na prática, as formas de dizer não às drogas; Ensinar os/as estudantes a tomar decisões e as consequências de seus comportamentos; Trabalhar a auto-estima das crianças, ensinando-as a resistir ás pressões que as envolvem.

Bullying
Público: Toda Unidade Educativa
Coordenadoras: Orientadoras Educacionais
Objetivo: Trabalhar com os educandos sobre o que é e quais as consequências do Bullying, gerando uma reflexão sobre o tema, de modo a prevenir a prática deste em nossa Unidade Escolar. Buscar-se-á desenvolver ações que reduzam o comportamento agressivo, intimidante e discriminatório, com a finalidade de ter um ambiente seguro e voltado para a cultura da paz.

Rádio Escolar
Público: Toda comunidade escolar
Coordenadora: Elika Silva (Sala Informatizada)
Objetivo: Tem por um de seus objetivos utilizar a comunicação radiofônica como um instrumento para o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando ao educando a expressão livre e responsável, como forma de ampliar o universo de acesso ao conhecimento e cultura. Todo início de ano letivo é feita a seleção dos/das estudantes que participarão do projeto durante o respectivo ano. A rádio fica à disposição de toda comunidade escolar.

Salas Ambiente
Público: Anos Finais
Objetivo: Proporcionar que estudantes e professores usufruam de ambientes apropriados e
equipados de materiais didáticos instigantes e recursos tecnológicos para cada ambiente. Pretende-se assim, buscar diferentes metodologias que propiciem aulas mais interessantes e significativas que estimulem a investigação, a criatividade e o senso crítico.

Escola Sustentável
Público: Toda unidade escolar
Parceria: GEPROS e MEC
Coordenação: Adriana D. B. Maia
Objetivo: Promover na E.B.M. Batista Pereira a reflexão e assim a mudança de atitudes sobre as questões hídricas e de sustentabilidade no Planeta Terra com enfoque na captação e no reaproveitamento da água da chuva.

#tamojunto (2014)
Público: 8ºs anos
Parceria: Ministério da Educação e Ministério da Saúde
Coordenação: Raquel Pinheiro Matiola (Supervisora Escolar)
Objetivo: Busca atuar antes da ocorrência ou do estabelecimento de um problema, incidindo na promoção de habilidades que ajudem os/as adolescentes a enfrentarem as adversidades pessoais, sociais e ambientais.

Projeto Conviver (2017)
Público: Anos Iniciais
Coordenação: Elisa Guiraldelli Macedo (Orientadora Educacional) e Sabrina Z. R. Brandão
(Supervisora Escolar).
Objetivo: Auxiliar/estimular os estudantes a melhorar sua convivência no ambiente escolar. Por meio de ações intencionais, como vídeos educativos, literatura infantil e roda de conversa, busca-se promover a reflexão e desenvolver atitudes de socialização e convivência entre os envolvidos no processo educativo, especialmente nas relações estabelecidas entre educando/educando e educandos/educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por entrar em contato com nossa escolar.