Halloween 2025 na Batista Pereira: Bastidores da organização e programação completa
![]() |
| Foto: EBMBP |
O Halloween, comemorado internacionalmente no dia 31 de outubro, é uma festa cultural popular, especialmente em países de língua inglesa. Embora tenha origens antigas, hoje a celebração é conhecida como um momento de descontração, focado na diversão e na criatividade.
As tradições mais famosas incluem o uso de fantasias, decorações temáticas (como bruxas, monstros e abóboras) e a prática do "trick-or-treat" (doces ou travessuras).
Em ambientes escolares, como a Escola Batista Pereira, a celebração do Halloween é vista como uma importante oportunidade pedagógica. Ela permite que os alunos conheçam melhor a cultura dos países onde o inglês é falado e tenham um espaço para se expressar de forma lúdica e criativa.
Para contar a história do Halloween na Batista Pereira, o Blog conversou com a professora Elisiana Wurmb (a Lisi), uma das organizadoras da festa. Ela explicou como o evento começou, lá em 2015. Confira:
Blog Batista Pereira: Estamos aqui falando com a professora Lisi, uma das organizadoras do Halloween aqui na Escola Batista Pereira. Professora Lisi, quando foi o primeiro evento de Halloween aqui na escola?
Professora Lisi: Boa tarde. Nós iniciamos esse movimento em 2015, com uma adesão mais baixa. Naquela época, a gente não tinha todo esse espaço que temos hoje, mas aos pouquinhos fomos construindo. Então, já temos 10 anos de evento aqui na Escola Batista.
Blog Batista Pereira: E o que mudou nesses 10 anos? De lá para cá, o que a senhora percebe que mudou?
Professora Lisi: Eu percebo que as crianças estão cada vez mais engajadas e gostam muito. Isso é o que motiva nosso grupo a continuar promovendo uma festa tão grande, que envolve tantos detalhes. Durante o ano, muitos estudantes nos procuram o tempo todo para perguntar quando vai ser o Halloween. Isso mudou bastante.
Blog Batista Pereira: E se a gente fosse falar das dificuldades, quais as maiores dificuldades que a escola enfrenta para fazer uma organização desse porte, que envolve todas as turmas da unidade?
Professora Lisi: Sem dúvida nenhuma, nossa maior dificuldade é o espaço. Não temos um local que comporte a quantidade de alunos que temos. Hoje, temos por volta de 840 estudantes, e já precisamos dividir o evento em duas partes: uma para os anos iniciais e outra para os anos finais.
Mesmo assim, ainda não temos um espaço adequado para atender metade do público. Eles ficam, às vezes, apertados ou em locais que não têm ventilação adequada, que não são um ambiente saudável. Por mais que algumas famílias não entrem no clima, a maioria da comunidade se envolve muito. Eles vêm em grande quantidade para a escola, e nós não temos espaço suficiente. É isso.
Blog Batista Pereira: A gente vê que tem uma decoração especial, a escola toda enfeitada. Esses recursos são difíceis de conseguir? Qual geralmente é a origem deles?
Professora Lisi: Todos os recursos vêm das contribuições espontâneas das famílias. E, felizmente, temos muita facilidade com isso. As famílias ajudam com gosto. Vemos que os alunos trazem o dinheiro com vontade de participar e contribuir, e sempre conseguimos adquirir muitas coisas.
Nos últimos anos, temos focado em não comprar coisas que vão para o lixo, mas sim itens que fiquem para a escola e que possamos aproveitar em outros eventos, como luzes e outras coisas reaproveitáveis. Este ano, por exemplo, a única compra que fizemos foi de balão. Não tivemos gasto, estamos reaproveitando tudo o que já temos.
Claro, a premiação nós compramos, e alguma coisa para o lanche (que é revertido diretamente para os alunos), mas temos conseguido essa colaboração de forma muito tranquila.
Blog Batista Pereira: Então, para fechar, como a senhora avalia a importância dessa atividade para a comunidade escolar?
Professora Lisi: Nós sabemos que a língua inglesa é a segunda língua e é muito importante por "N" fatores, principalmente para o mercado de trabalho onde nossos alunos poderão se inserir daqui a alguns anos. Então, conhecer a cultura [ligada à língua] é super importante; não podemos deixar de apresentar isso a eles.
Já temos tantos momentos de sentar, estudar, aquele momento tenso de escrever e ler. Por que não ter um momento descontraído em que eles possam aproveitar, curtir, dançar, se apresentar e se expressar de forma criativa? Eu acho que o Halloween traz muitas coisas positivas para o nosso grupo de trabalho aqui.
Blog Batista Pereira: Muito obrigado.
Professora Lisi: Excelente.
Uma aluna que participa da organização do evento explicou, em entrevista, como será o Halloween amanhã (30) na escola Batista Pereira.
Blog Batista Pereira: Estamos fazendo uma entrevista para o blog da escola. Qual é o seu nome?
Júlia: Júlia.
Blog Batista Pereira: Qual ano você estuda?
Júlia: Eu sou do nono ano, da 91.
Blog Batista Pereira: Júlia, explica para a gente como vai acontecer o Halloween aqui na escola.
Júlia: O Halloween para os anos finais, do sexto ao nono ano, vai começar da 1:00 até as 5:00 horas da tarde. Nós vamos ter desfiles de fantasia, maquiagem e, no final, as apresentações dos alunos que ensaiaram com a professora Susana.
Blog Batista Pereira: E qual será o horário de funcionamento do Halloween?
Júlia: Vai começar 1:00 hora e terminar às 5:00, em horário normal de aula.
Blog Batista Pereira: E para os anos iniciais?
Júlia: Vai ser das 8:00 ao meio-dia.
Blog Batista Pereira: Então, confirmando: de 1:00 às 5:00 é para os anos finais?
Júlia: Isso. E das 8:00 ao meio-dia vai ser para os anos iniciais.
Blog Batista Pereira: Certo. E qual é a sua expectativa para essa festa?
Júlia: Acho que vai ser bom. Tenho uma expectativa alta para isso.
Blog Batista Pereira: E as fantasias? Você acha que vai ter boas fantasias?
Júlia: Acho que vai ter sim. Acho que esse ano o pessoal está bem inspirado para fazer.
Blog Batista Pereira: Legal. Obrigado.
Júlia: Nada.
Algumas imagens da decoração, mas sem spoiler
![]() |
| Foto: EBMBP |
![]() |
| Foto: EBMBP |
![]() |
| Foto: EBMBP |




Comentários
Postar um comentário
Obrigado por entrar em contato com nossa escolar.