Teatro da Malala na escola


Foto: EBMBP

Por: Ana Clara Heidemann e Paula Eduarda Miranda Martins (Turma 72).


    Aconteceu na escola Batista Pereira, no Ribeirão da Ilha, no dia 30/09/2025 o teatro da Malala. Essa peça de teatro foi feita no refeitório da escola com os 5º anos do período integral tendo como responsável a professora Priscila.

    Abaixo vocês podem ler a entrevista com a professora Priscila:

Ana Clara: Meu nome é Ana Clara Heidemann, estou aqui na Rádio Nova Geração com a Paula Eduarda, e a gente vai entrevistar uma pessoa. Qual o seu nome?

Priscila: Priscila.

Paula Eduarda: Você dá aula para que turma?

Priscila: É, aqui na, Batista Pereira eu só estou com as turmas dos quintos anos integral: 51, 52 e 53.

Ana Clara: É a primeira vez que você traz os alunos para ver o teatro?

Priscila: Não, não é a primeira vez. Eu acho que a Batista Pereira, é o primeiro ano que tem teatro na escola, né? Então, para eles é a primeira vez, mas para mim não. Já levei alguns alunos em espetáculos em outras escolas.

Paula Eduarda: Qual a importância do teatro, do teatro na escola?

Priscila: É... acho que essa resposta é um pouco longa, assim. Acho que o teatro ele vem se perdendo há muito tempo já nas escolas, acho que grande parte das escolas não tem teatro, né? E ninguém sabe o quanto é importante se expressar, usar o corpo justamente para isso. E o teatro está vindo para a escola justamente para isso, né? Acho que hoje em dia os alunos ficam muito tempo na tela e acabam esquecendo que o corpo se expressa muito, assim. Acho que o teatro traz muito essa coisa da expressão, da importância de poder falar aquilo que está engasgado. Acho que é uma aula mais aberta para, para poder ter expressão mesmo. Acho que toda escola deveria ter pelo menos 10 horas de teatro, justamente para isso, assim, pra gente poder vivenciar essa experiência. É, tem uma coisa que acontece muito, que eu não posso ofertar esses espetáculos para todas as turmas, só posso ofertar para as turmas na qual eu trabalho, né? Então, acho que a escola também perde muito com isso, assim, né? Essa curiosidade dos outros alunos de terem o espetáculo e não poderem aproveitar, porque tem aula ou de música ou de artes visuais.

Ana Clara: E essa peça fala sobre o quê?

Priscila: Essa é a, acho que a quarta peça que a escola está recebendo. A Malala fala sobre uma estudante, né, que teve o direito de estudar, é... que no país dela ela não poderia estudar, as meninas lá elas não estudam. E ela traz todo o contexto de que ela quer lutar pelos, pelas crianças poderem ter o direito de ir pra escola e principalmente as mulheres, assim. É, ela tem, ela ganhou o Prêmio Nobel e ela também tem um livro, que se chama, que seria bem legal pesquisar, Malala e Sua Voz.

Paula Eduarda: Então é isso. Muito obrigada pela sua participação aqui na nossa rádio. E então vamos encerrar a nossa rádio.

Aqui fica a entrevista com dois alunos da turma 53, que faram sobre o teatro na escola.

Foto: EBMBP

Foto: EBMBP

Ana Clara: Hoje eu tô aqui na Rádio Nova Geração e meu nome é Ana Clara Heidemann e eu estou junto com a Paula Eduarda. E a gente vai entrevistar dois alunos aqui da turma 53. Qual o seu nome?

Aluna: Izadora.

Ana Clara: E o seu nome?

Aluno: Pietro.

Ana Clara: A gente viu que vocês estavam fazendo, estavam no teatro, assistindo, né? E a gente queria saber como  foi essa experiência.

Izadora: Foi legal  ver o teatro, né?

Paula Eduarda: E você, como foi a sua experiência?

Pietro: É, foi muito legal, pois a gente ficou sabendo um pouquinho mais sobre a história de Malala e foi muito legal.

Ana Clara: E vocês tiveram alguma curiosidade sobre o que vocês acharam que foi legal?

Izadora: Não. Só que, não sei explicar. É... tipo, das curiosidades, tipo, os homens não deixavam as mulheres ir para a escola. Uma curiosidade dela.

Paula Eduarda: E você, Pietro?

Pietro: É, quase a mesma coisa do que a dela, porque eu gostei muito, sabe? Mas eu acho que eu não tinha nenhuma pergunta.

Ana Clara: E essa, esse teatro fez com que vocês ajudassem, vocês entendessem sobre mais coisas do mundo, sobre o estudo?

Izadora: Mais ou menos. Não sei.

Pietro: É mais ou menos também.

Ana Clara: Então é isso. Eu agradeço a participação de vocês na entrevista. E é isso.

Malala. Fonte: https://th.bing.com/th/id/OIP.14w_aC_ulWKIYZAEFmwBmQHaIh?w=200&h=200&c=10&o=6&pid=genserp&rm=2


    Malala Yousafzai nascida 1997  em Mingora que fica no Paquistão. quando ela tinha 10 anos iniciou sua campanha para ter o direito das meninas pois no Paquistão as meninas não tinha o direito de estudar, escrevendo para a BBC sob pseudônimo sobre a vida sob o domínio do Talibã. 

    Em outubro de 2012, enquanto voltava da escola, um atirador do Talibã a baleou na cabeça. Ela sobreviveu ao atentado e foi levada para a Inglaterra, onde continuou sua recuperação e, principalmente, sua luta. Após o atentado, Malala se tornou uma voz global pela educação, discursando na ONU em seu 16º aniversário. Ela recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Prêmio Nobel da Paz em 2014, o que a tornou a mais jovem ganhadora da história.


    Se você gostou deixe o seu comentário e compartilhe para mais  pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contribuição espontânea para APP

🎃 Gostosuras, travessuras e muita diversão! 🎃