ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BATISTA PEREIRA
“Transformando através do Saber”
Turma: 5º ano 52
Professora: Rosane Maria Kreuch
Produção de Telejornal
Os alunos do 5º ano produziram três edições de telejornal como síntese do
projeto "Formação do povo brasileiro". Optamos por usar a linguagem do noticiário televisivo por ser
bastante conhecida das crianças na condição de telespectadoras. A ideia foi
possibilitar que os estudantes se vissem também na função de produtores e aprendessem a
fazer e a refletir a respeito da linguagem usada na televisão.
Os objetivos, portanto, se resumem em abordar e
suscitar discussões acerca de como aconteceu a formação do povo brasileiro e
também acessar um pouco do conhecimento da linguagem de produção de um
telejornal.
Cada um dos três grupos pode diversificar seu programa
desde que abordasse um dos temas relacionados à época da chegada dos
portugueses ao Brasil (Grupo Telejornal Portuga); a ótica dos indígenas (Grupo
Telejornal Tupi); e a ótica dos africanos forçados a virem para o Brasil como
escravos (Grupo Telejornal Africano).
Para auxiliar e otimizar o tempo de produção
apresentamos alguns noticiários, para que os grupos pudessem analisar antes de
produzir seus roteiros. A edição não pode ser feita com os estudantes mas mostramos
detalhes do processo à medida que surgiam dúvidas ou se buscava informar a respeito
de algumas técnicas de filmagem.
Durante a produção do telejornal foi
perceptível o aprimoramento da linguagem oral.
Ou seja, a partir da produção escrita dos textos os estudantes focaram sua
atenção na qualificação da voz no quesito entonação, pronúncia, entre outras
qualidades. No aspecto da narrativa, podemos observar o empenho dos estudantes
em escrever textos que mostrassem suas reflexões e discussões acerca da
história da chegada dos portugueses, da vida indígena anterior a Cabral e do
comércio de escravos. Nas aulas em que o
projeto foi desenvolvido estas questões foram problematizadas e a história
comumente contada foi intensamente questionada.
Tendo em conta a idade dos estudantes
envolvidos, acreditamos que os audiovisuais produzidos cumpriram as metas
propostas.
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