Produção de Telejornal

ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BATISTA PEREIRA
“Transformando através do Saber”
Turma: 5º ano 52
Professora: Rosane Maria Kreuch    

Produção de Telejornal
Os alunos do 5º ano produziram  três edições de telejornal como síntese do projeto "Formação do povo brasileiro".  Optamos por usar a  linguagem do noticiário televisivo por ser bastante conhecida das crianças na condição de telespectadoras. A ideia foi possibilitar que os estudantes se vissem  também na função de produtores e aprendessem a fazer e a refletir a respeito da linguagem usada na televisão.
Os objetivos, portanto, se resumem em abordar e suscitar discussões acerca de como aconteceu a formação do povo brasileiro e também acessar um pouco do conhecimento da linguagem de produção de um telejornal.
Cada um dos três grupos pode diversificar seu programa desde que abordasse um dos temas relacionados à época da chegada dos portugueses ao Brasil (Grupo Telejornal Portuga); a ótica dos indígenas (Grupo Telejornal Tupi); e a ótica dos africanos forçados a virem para o Brasil como escravos (Grupo Telejornal Africano).
Para auxiliar e otimizar o tempo de produção apresentamos alguns noticiários, para que os grupos pudessem analisar antes de produzir seus roteiros. A edição não pode ser feita com os estudantes mas mostramos detalhes do processo à medida que surgiam dúvidas ou se buscava informar a respeito de algumas técnicas de filmagem.
Durante a produção do telejornal foi perceptível o aprimoramento da linguagem oral.  Ou seja, a partir da produção escrita dos textos os estudantes focaram sua atenção na qualificação da voz no quesito entonação, pronúncia, entre outras qualidades. No aspecto da narrativa, podemos observar o empenho dos estudantes em escrever textos que mostrassem suas reflexões e discussões acerca da história da chegada dos portugueses, da vida indígena anterior a Cabral e do comércio de escravos.  Nas aulas em que o projeto foi desenvolvido estas questões foram problematizadas e a história comumente contada foi intensamente questionada.
Tendo em conta a idade dos estudantes envolvidos, acreditamos que os audiovisuais produzidos cumpriram as metas propostas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por entrar em contato com nossa escolar.